Economia
A economia ocidentalense baseia-se na criação de gado bovino de corte e leite, do plantio de soja e da produção de doces de marmelo. Na zona rural do município está localizado um frigorífico que abastece toda a região.
O comércio varejista de Cidade Ocidental é bem diversificado sendo composto pelos ramos de: confecção, bares e restaurantes, hotéis, panificação, supermercados, lojas de informática, oficinas mecânicas etc. Todos os Sábados, pela manhã, ocorre a Feira Livre da Cidade Ocidental, na Av. Principal na altura da Super Quadra 10, ao lado da CELG e a Feira do Produtor que reúne apenas os produtores rurais do município,às Terça-feiras, à noite, Ocorre na Av. Principal na rua larga entre as quadras 15 e 17 e às quinta-feiras, à noite, ocorre na Av. Principalna na altura da Super Quadra 10, ao lado da CELG.
Recentemente a AGETUR – Agência Goiana de Turismo – classificou o município de Cidade Ocidental como sendo de potencial turístico, o que pode alavancar a economia municipal.
No município está localizada a primeira usina hidrelétrica da região, fornecedora de energia elétrica para a construção de Brasília, a Usina Saia Velha.
Atualmente a cidade recebe maciços investimentos imobiliários. Tais investimentos ocorrem devido a instalação dos condomínios Alphaville Brasília Residencial [9] e do Damha Residencial Brasília[10] no bairro Jardim ABC. O município contempla ainda muitas áreas que podem servir como base para outros empreendimentos imobiliários e/ou voltados para o turismo rural.
Dados Socioeconômicos dos últimos 8 anos
Gentílico: ocidentalense
Densidade demográfica (2010): 143,38 hab/km²
População estimada (2017): 66.777 pessoas
População no último censo (2010): 55.915 pessoas
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM (2010): 0.717
PIB per capita (2015): R$ 10.000,82
Salário Médio Mensal dos Trabalhadores formais (2016): 2,0 salários mínimos